quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Meu filho mente, e agora?

Qual pai nunca se viu sem saber o que fazer quando ouviu uma mentira do seu filho?O choque de ver o próprio filho mentindo para sua mãe  ou  pai deixa qualquer reação.
Damos todo carinho, educação, apoio e tudo o que podemos fazer, e é assim que eles retribuem? Com mentiras? Calma, se você sabe já está se desesperando por causa de uma mentirinha, saiba que não é o fim do mundo: mentir é normal. Afinal, quem nunca contou uma mentira inocente?
O problema é quando você percebe que as mentiras se tornam constantes, e não são só apenas inverdades pequenas, mas grandes mentiras elaboradas.





Quando os filhos começam a mentir?
Pois antes mesmo de nascer o filho já começa a mandar mensagens químicas para enganar o corpo da mãe.Mas é a partir dos 2 anos que ele passa a enganar com palavras- e é claro que não para mais, como todo ser humano normal.
Mas não basta mentir.É necessário convencer. E, nesse ponto, crianças só começam a melhorar sua habilidade  dos 7 anos em diante, quando, diante de perguntas de adultos, são capazes de sustentar a "lorota" sem cair em contradição, planejando uma estratégia que convença o enganado. Essa sofisticação de suas mentiras evolui sem parar até se tornarem adolescentes, tão dissimulados quanto adulto. Saiba como a capacidade de enganar se aprimora ao longo da infância:
2 anos- Aos dois anos, a criança já imita os outros-principalmente os mais velhos. Entende cerca de 200 palavras, fala umas 50 e já consegue construir frases com 2 ou 3 delas. E, quando faz alguma coisa que não deveria, já é capaz de contar mentira.
4 anos-A criança já entende algumas figuras de linguagem, constrói períodos compostos e conta histórias. Com isso, suas brincadeiras de faz de conta também se tornam mais complexas- e as mentiras, abundantes. Isso,porém, não significa que ela seja boa no engano. Para contar mentira bem -sucedida, é necessário manter a história coerente do início ao fim. E aí está seu ponto fraco. Basta fazer-lhe algumas perguntas para a criança cair em contradição.
7 anos-A criança consegue manter sua história sem contradição. Isso revela uma capacidade importantíssima da mente da criança. Ao mesmo tempo que planeja e memoriza uma versão mentirosa, consegue manter-se atenta e inibir pensamentos que sejam contrários a essa versão.
13 anos- Ao entrar para adolescência, o filho se torna capaz de mentir com palavras e com o corpo, feito um adulto. Até então, conseguia criar um discurso coerente, mas seu olhar facilmente a entregava, nessa idade já sabe que precisa olhar no olho para parecer que fala a verdade.
Mentira comum X Mentira perigosa
Aprender a lidar com "nãos", a tolerar frustrações, não é fácil para a criança, que tenta manipular o ambiente para conseguir satisfação de todos os seus  desejos. Assim, ela pode tentar mentir, fingir, burlar, enganar, omitir nesta tentativa de manipular o ambiente e nada existe de anormal nestas tentativas. Estes são os momentos certos para ensinar o que é certo e o que á errado.
Já a mentira consciente, planejada, que tem como objetivo trazer vantagens surge na segunda infância, isto é a partir dos cinco anos e ela é felizmente, rara, sendo sempre um sintoma de um problema no desenvolvimento emocional.
Os tipos de mentira para ficar alerta
-Pode ser uma ladainha para valorizar diante dos olhos dos adultos e amigos em busca de seu amor ou admiração;
-Pode ser uma mentira lúdica, uma fantasia ou mesmo uma tentativa de dar ao adulto uma resposta que nem mesmo ela tem. Aqui, a criança pode não saber exatamente o que e porque fez e inventar uma história para responder a demanda de um adulto que a interpela em busca de respostas.
E agora?
Depois de detectar a mentira, é hora de ter uma conversa e tentar entender os motivos que levaram o seu filho a usar desse artifício. Procure demonstrar as consequências de seus atos e a importância de ele ter credibilidade para um bom relacionamento com pessoas em geral.
A atitude de seu filho pode ser também uma resposta a um ambiente em que mentir é a principal forma de se relacionar.
"Filho de Peixe peixinho é"
Pais que costumam mentir criam filhos que mentem. Pais que usam sempre da verdade, que assumem a responsabilidade por aquilo que fazem e dizem, criam filhos responsáveis e éticos. Só se ensina aquilo que se é.
Quantos pais saem de casa escondidos das crianças para evitar" berreiros?" Quantas pessoas, quando toca o telefone, dizem para um filho: " fale que não estou". Ensina-se uma coisa e se pratica outra.
As crianças precisam ser ensinadas à verdade. Tal aprendizado ocorre progressivamente ao longo da infância e os pais são principais mestres, muito mais com o que mostram em suas atitudes, que com palavras.
Nada de exagero na bronca
Pegar pesado pode fazer com que o seu filho perca a confiança em você e tenha muita dificuldade em falar de qualquer coisa errado que tem feito. Mas também nada de fechar os olhos e fingir que tudo é sempre super natural. O ideal é sentar e conversar. Uma conversa sincera e firme é a melhor forma de resolver o problema.








Nenhum comentário:

Postar um comentário