Princípios
para planejar uma boa acolhida
a) com
o grupo de Professores e auxiliares de salas
1.
Manter a rotina que a criança pequena tem em casa, no caso de menores de 3
anos, quanto
aos
cuidados específicos. Manter os rituais para dormir, comer ou usar o banheiro.
2. Para
as maiores de explicar como será o seu
dia a dia e colocar a rotina visualmente num
quadro,
para que a criança aprenda a controlar os diferentes momentos.
3.
Objetos Transicionais ou objetos de apego – Algumas crianças usam objetos tais
como
paninhos,
chupetas, brinquedos e ficam apegadas a elas. Estas coisas têm um significado
especial para elas
pois
criam a ilusão de que a mãe ou a pessoa na qual investem afeto estão próximas,
lhes proporciona maior
conforto
emocional e segurança.
4. Valorizar
a identidade da criança, e escolher junto com ela seu escaninho, seu cabideiro,
colocando
seu nome e garantindo que aquele lugar ficará disponível para ela todos os dias
para que possam
guardar
suas coisas.
5. Não
ficar ansiosa para que a criança ajuste sua rotina a do grupo muito rapidamente
Deixar
que a
criança mantenha seu jeito de ser, seus rituais e sua rotina individualizada,
para aos poucos se ajustar ao
grupo,
proporciona suavidade ao processo sem rupturas bruscas e maior controle do adulto
sobre o processo.
6.
Conversar a criança sobre seus sentimentos, sobre a rotina, contar o que vai
acontecer com
ela,
ajudar a criança a expressar seus sentimentos e valorizá-la enquanto pessoa e
promover sua auto-
confiança
para lidar com esta situação.
7. A
inserção das crianças deve ser feita progressivamente, duas crianças por
subgrupo, por
semana,
sendo que cada criança inicia em um período do dia (manhã/tarde), o que dá às
educadoras maior
disponibilidade
no atendimento a cada criança e seu acompanhante.
8.
Normalmente uma semana é necessário para que algum familiar permaneça junto à
criança
na
creche, sendo seu tempo de permanência,gradualmente reduzido, à medida em que
aumenta o tempo de
permanência
da criança na escola, até este ficar mais tranqüilamente período integral, se
for o caso.
9. A
professora deve procurar manter uma rotina estável sem muitas variações para
que a
criança
vá dominando cada vez a rotina. As crianças aprendem a se localizar no tempo,
no espaço e com as
atividades
quando a rotina é mantida, além de construir vínculos e se organizar para a
aprendizagem.
10.
Organizar cantos de atividades diversificadas com aquelas que ele sabe que dão
mais ibope
para
aquela faixa etária específica, auxilia o professor a despertar o interesse da
criança pela brincadeira e a
se
interessar pela escola. Vale também saber quais as brincadeiras e brinquedos
preferidos da criança para
introduzi-los
neste momento. Os cantos de atividades podem também favorecer que as outras
crianças fiquem
mais
livres e brincando entre si, enquanto o professor pode dispensar uma atenção
especial para a criança
nova.
11.
Considerar o parque como um espaço de atividade e planejar também intervenções
também
para
este momento. No verão brincadeiras na areia e na água, bolhas de sabão, lavar
roupas de bonecas, lavar
o
quintal, regar plantas, e fazer estas coisas com todo o grupo vai mostrando
para as crianças que o ambiente
doméstico
e o escolar possuem diferenças e semelhanças. No inverno os jogos motores, as
cirandas, os
circuitos
e obstáculos, garantem que a criança possa brincar fora e estar aquecida.
12.
Propor atividades culinárias simples: fazer gelatina, pipoca, suco, docinho de
leite em pó,
salada
de frutas para o lanche ou sobremesa, favorece que a criança perceba a
continuidade temporal.
13.
Propor leitura de histórias como metáforas dos momentos que a criança vive.
Pode-se
conversar
sobre as histórias falando dos medos básicos de todas as crianças assim é
possível que a criança
também
se exponha e consiga lidar melhor com seus sentimentos.
b) Com
o grupo de cozinheiras e faxineiras.
1.
Valorizar o trabalho da equipe de apoio;
2.
Informar às famílias quem são estas profissionais e seu papel na instituição;
3.
Formar a equipe de apoio da mesma forma que os educadores quanto ao
entendimento,
importância
e estruturação no período de adaptação e de acolhimento;
4.
Envolver a equipe de apoio na reestruturação de sua rotina de trabalho durante
o período de
adaptação;
5.
Informar a equipe de apoio sobre o atendimento as crianças com dietas específicas
6.
Auxiliar a equipe de apoio a planejar um cardápio especial de adaptação
7.Planejando
a adaptação com a família
Ou como
preparar os pais para preparam as crianças e se prepararem para a entrada na
escola
O
planejamento do acolhimento com as famílias é de fundamental importância se
pretendemos que o nosso
projeto
pedagógico seja transparente, respeitoso e de fato complementar a ação da
família. Muitos pais
também
são de primeira viagem seja na creche ou na pré-escola e precisam de apoio e
orientação. Algumas
etapas
são requeridas para que a criança possa iniciar sua vida escolar com sucesso.
Sugerimos algumas:
Apresentando
a escola
Organizar
o trabalho com a equipe para que ela possa ser acolhedora para receber os
visitantes.
Preparar
a recepção da escola para que ela seja acolhedora e informativa.(Murais com
fotos do trabalho com
as
crianças, informes, trabalhos das crianças, água, cafezinho a disposição deles,
etc.)
Preparar
uma pessoa para receber os pais que querem conhecer a escola e saiba dar todas
as informações que
eles
necessitarem assim como ter “ouvidos atentos” para as questões específicas que
possam emergir.
Dependendo
do tamanho e situação da escola este trabalho pode ser feito caso a caso,
individualmente, em
pequenos
grupos agendados em reuniões. Reunião de pais
novos.
Podemos
convidar todos os pais novos de um mesmo grupo para uma reunião na qual
novamente as dúvidas
do
projeto pedagógico e das normas de funcionamento podem ser esclarecidas e
outros dados podem ser
complementados
além dos pais poderem se inteirar sobre outras atividades da escola que eles
poderiam
participar:
eventos ligados a atividade pedagógica e eventos destinados aos pais.
Necessariamente a
professora,
a auxiliar, o profissional de saúde e a coordenação da escola devem estar
presentes nesta reunião.
Pode
ser mais evidenciado neste momento o modelo de gestão escolar: esclarecer sobre
clube de pais,
comissões
e representações, etc.
Se a
escola tiver um vídeo sobre algum trabalho realizado com as crianças e
professoras em interação pode
ser
ilustrativo de como funciona o dia a dia..
E
finalmente pode ser planejado com os pais o período de adaptação propriamente
dito, conforme descrevo a
seguir:
Fundamentando
para eles sobre a importância do período de adaptação
Ter uma
pessoa que se responsabilize por todo o período de adaptação da criança parece
ser fundamental para
uma
adaptação inicial eficiente. Esta pessoa, que não precisa ser necessariamente
um dos pais, mas uma avó,
tio ou
tia, até irmão mais velho, deve permanecer com a criança durante os primeiros
dias de entrada na
escola
até que ela se sinta tranqüila para aceitar ser cuidada pela professora sem
muitas restrições. Este
período
varia de criança para a criança mas, peça que a pessoa se organize para
permanecer pelo menos 4
dias.
Embora saibamos que possa ser um transtorno para a organização familiar,
garanta que é por pouco
tempo,
mas um tempo que evitará retrocessos na adaptação e favorecerá a construção de
um vínculo com a
escola
mais tranqüilo e seguro, temos certeza e é o que a nossa experiência comprova.
Orientando
e sugerindo como preparar melhor a criança se:
Falar sobre
a experiência que será vivida:
•
conversar com as crianças sobre a nova escola,
• falar
o nome da professora e explicar que é para falar com ela sempre que precisar
algo
•
contar as possíveis brincadeiras que podem acontecer
•
descrever a rotina
•
evitar falar o que desconhece para não criar falsas expectativas
• não
fizer promessas ou chantagens
Fazer
as coisas juntos
•
Escolher a roupa que vai para a escola ou preparar o uniforme
•
Preparar a lancheira juntos
•
Combinar de fazer alguma coisa juntos na volta da escola
• Se a
criança demonstrar que quer levar um objeto de casa para a escola, deixe pois
pode ser
importante
para ela durante esse período de adaptação. Chupetas, paninhos, bonecas ou
bonecos ou
brinquedos
prediletos, podem auxiliar no processo de separação, por criar um campo de
transição entre a 9
casa e
a escola. Lembre a criança de cuidar bem dele, de colocar o nome, pois a escola
não poderá se
responsabilizar
por isso.
• Levar
a criança até a professora
•
Procure chegar sempre com algum tempo, assim você pode entrar na escola e levar
a criança até a
professora.
•
Procure conversar com a professora sempre que for necessário, mas lembrar-se de
que ela tem outras
crianças
na sala.
•
Procurar fazer uma passagem tranqüila: aceitar que a criança seja cuidada e
conduzida pela
professora
apesar de sua presença
• Se
precisar de uma conversa ou orientação mais detalhadas não existe em procurar a
coordenação.
• Se
comportar na sala da criança ou na sala de espera para cortar os laços de
dependência
A
escola pode disponibilizar uma sala de espera para os pais, enquanto as
crianças estão no processo de
adaptação.
Esta sala serve para as crianças saberem que os pais estão por perto caso
precisem, mas que não
estão
disponíveis o tempo todo.
A
escola poderá deixar os pais mais à vontade para “dispensar” as crianças caso
estas os procurem se tiverem
algo
para fazer, como ler um livro, ler um jornal, consertar um brinquedo, ouvir uma
música e ver um filme.
Algumas
experiências foram relatadas de escolas que mantém uma pequena oficina para os
pais
confeccionarem
brinquedos para as crianças, de forma que eles se sintam mais participantes e
também
entretidos.
Faça
combinados com as crianças e procure cumpri-los para que a criança não se sinta
“ traída”. Se falou para
a
criança que vai precisar sair e voltará em meia hora, volte em meia hora, volte
mesmo, não deixe de fazê-lo.
Procurar
se abrir - o processo de entrada da criança na escola pode gerar dúvidas, incertezas
e sentimentos
estranhos
com os quais não estamos acostumados a lidar. Nestas situações procure a
coordenadora da escola
pois
ela pode auxiliá-los a compreenderem melhor o processo, a tirar dúvidas e a
lidar com alguns destes
sentimentos.
Evite conversar com professora sobre isso e principalmente contagiar as
crianças com suas
emoções
Cisele Ortiz, Entre adaptar-se e ser acolhido
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