quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PRINCÍPIOS PARA PLANEJAR UMA BOA ACOLHIDA

Princípios para planejar uma boa acolhida

a) com o grupo de Professores e auxiliares de salas
1. Manter a rotina que a criança pequena tem em casa, no caso de menores de 3 anos, quanto
aos cuidados específicos. Manter os rituais para dormir, comer ou usar o banheiro.
2. Para as maiores de  explicar como será o seu dia a dia e colocar a rotina visualmente num
quadro, para que a criança aprenda a controlar os diferentes momentos.
3. Objetos Transicionais ou objetos de apego – Algumas crianças usam objetos tais como
paninhos, chupetas, brinquedos e ficam apegadas a elas. Estas coisas têm um significado especial para elas
pois criam a ilusão de que a mãe ou a pessoa na qual investem afeto estão próximas, lhes proporciona maior
conforto emocional e segurança.
4. Valorizar a identidade da criança, e escolher junto com ela seu escaninho, seu cabideiro,
colocando seu nome e garantindo que aquele lugar ficará disponível para ela todos os dias para que possam
guardar suas coisas.
5. Não ficar ansiosa para que a criança ajuste sua rotina a do grupo muito rapidamente Deixar
que a criança mantenha seu jeito de ser, seus rituais e sua rotina individualizada, para aos poucos se ajustar ao
grupo, proporciona suavidade ao processo sem rupturas bruscas e maior controle do adulto sobre o processo.



6. Conversar a criança sobre seus sentimentos, sobre a rotina, contar o que vai acontecer com
ela, ajudar a criança a expressar seus sentimentos e valorizá-la enquanto pessoa e promover sua auto-
confiança para lidar com esta situação.
7. A inserção das crianças deve ser feita progressivamente, duas crianças por subgrupo, por
semana, sendo que cada criança inicia em um período do dia (manhã/tarde), o que dá às educadoras maior
disponibilidade no atendimento a cada criança e seu acompanhante.
8. Normalmente uma semana é necessário para que algum familiar permaneça junto à criança
na creche, sendo seu tempo de permanência,gradualmente reduzido, à medida em que aumenta o tempo de
permanência da criança na escola, até este ficar mais tranqüilamente período integral, se for o caso.
9. A professora deve procurar manter uma rotina estável sem muitas variações para que a
criança vá dominando cada vez a rotina. As crianças aprendem a se localizar no tempo, no espaço e com as
atividades quando a rotina é mantida, além de construir vínculos e se organizar para a aprendizagem.
10. Organizar cantos de atividades diversificadas com aquelas que ele sabe que dão mais ibope
para aquela faixa etária específica, auxilia o professor a despertar o interesse da criança pela brincadeira e a
se interessar pela escola. Vale também saber quais as brincadeiras e brinquedos preferidos da criança para
introduzi-los neste momento. Os cantos de atividades podem também favorecer que as outras crianças fiquem
mais livres e brincando entre si, enquanto o professor pode dispensar uma atenção especial para a criança
nova.
11. Considerar o parque como um espaço de atividade e planejar também intervenções também
para este momento. No verão brincadeiras na areia e na água, bolhas de sabão, lavar roupas de bonecas, lavar
o quintal, regar plantas, e fazer estas coisas com todo o grupo vai mostrando para as crianças que o ambiente
doméstico e o escolar possuem diferenças e semelhanças. No inverno os jogos motores, as cirandas, os
circuitos e obstáculos, garantem que a criança possa brincar fora e estar aquecida.
12. Propor atividades culinárias simples: fazer gelatina, pipoca, suco, docinho de leite em pó,
salada de frutas para o lanche ou sobremesa, favorece que a criança perceba a continuidade temporal.
13. Propor leitura de histórias como metáforas dos momentos que a criança vive. Pode-se
conversar sobre as histórias falando dos medos básicos de todas as crianças assim é possível que a criança
também se exponha e consiga lidar melhor com seus sentimentos.

b) Com o grupo de cozinheiras e faxineiras.
1. Valorizar o trabalho da equipe de apoio;

2. Informar às famílias quem são estas profissionais e seu papel na instituição;

3. Formar a equipe de apoio da mesma forma que os educadores quanto ao entendimento,
importância e estruturação no período de adaptação e de acolhimento;

4. Envolver a equipe de apoio na reestruturação de sua rotina de trabalho durante o período de
adaptação;

5. Informar a equipe de apoio sobre o atendimento as crianças com dietas específicas

6. Auxiliar a equipe de apoio a planejar um cardápio especial de adaptação

7.Planejando a adaptação com a família

Ou como preparar os pais para preparam as crianças e se prepararem para a entrada na escola
O planejamento do acolhimento com as famílias é de fundamental importância se pretendemos que o nosso
projeto pedagógico seja transparente, respeitoso e de fato complementar a ação da família. Muitos pais
também são de primeira viagem seja na creche ou na pré-escola e precisam de apoio e orientação. Algumas
etapas são requeridas para que a criança possa iniciar sua vida escolar com sucesso. Sugerimos algumas:
Apresentando a escola
Organizar o trabalho com a equipe para que ela possa ser acolhedora para receber os visitantes.
Preparar a recepção da escola para que ela seja acolhedora e informativa.(Murais com fotos do trabalho com
as crianças, informes, trabalhos das crianças, água, cafezinho a disposição deles, etc.)
Preparar uma pessoa para receber os pais que querem conhecer a escola e saiba dar todas as informações que
eles necessitarem assim como ter “ouvidos atentos” para as questões específicas que possam emergir.
Dependendo do tamanho e situação da escola este trabalho pode ser feito caso a caso, individualmente, em
pequenos grupos agendados em reuniões. Reunião de pais novos.
Podemos convidar todos os pais novos de um mesmo grupo para uma reunião na qual novamente as dúvidas
do projeto pedagógico e das normas de funcionamento podem ser esclarecidas e outros dados podem ser
complementados além dos pais poderem se inteirar sobre outras atividades da escola que eles poderiam
participar: eventos ligados a atividade pedagógica e eventos destinados aos pais. Necessariamente a
professora, a auxiliar, o profissional de saúde e a coordenação da escola devem estar presentes nesta reunião.
Pode ser mais evidenciado neste momento o modelo de gestão escolar: esclarecer sobre clube de pais,
comissões e representações, etc.
Se a escola tiver um vídeo sobre algum trabalho realizado com as crianças e professoras em interação pode
ser ilustrativo de como funciona o dia a dia..
E finalmente pode ser planejado com os pais o período de adaptação propriamente dito, conforme descrevo a
seguir:
Fundamentando para eles sobre a importância do período de adaptação
Ter uma pessoa que se responsabilize por todo o período de adaptação da criança parece ser fundamental para
uma adaptação inicial eficiente. Esta pessoa, que não precisa ser necessariamente um dos pais, mas uma avó,
tio ou tia, até irmão mais velho, deve permanecer com a criança durante os primeiros dias de entrada na
escola até que ela se sinta tranqüila para aceitar ser cuidada pela professora sem muitas restrições. Este
período varia de criança para a criança mas, peça que a pessoa se organize para permanecer pelo menos 4
dias. Embora saibamos que possa ser um transtorno para a organização familiar, garanta que é por pouco
tempo, mas um tempo que evitará retrocessos na adaptação e favorecerá a construção de um vínculo com a
escola mais tranqüilo e seguro, temos certeza e é o que a nossa experiência comprova.
Orientando e sugerindo como preparar melhor a criança se:
Falar sobre a experiência que será vivida:
• conversar com as crianças sobre a nova escola,
• falar o nome da professora e explicar que é para falar com ela sempre que precisar algo
• contar as possíveis brincadeiras que podem acontecer
• descrever a rotina
• evitar falar o que desconhece para não criar falsas expectativas
• não fizer promessas ou chantagens
Fazer as coisas juntos
• Escolher a roupa que vai para a escola ou preparar o uniforme
• Preparar a lancheira juntos
• Combinar de fazer alguma coisa juntos na volta da escola
• Se a criança demonstrar que quer levar um objeto de casa para a escola, deixe pois pode ser
importante para ela durante esse período de adaptação. Chupetas, paninhos, bonecas ou bonecos ou
brinquedos prediletos, podem auxiliar no processo de separação, por criar um campo de transição entre a  9
casa e a escola. Lembre a criança de cuidar bem dele, de colocar o nome, pois a escola não poderá se
responsabilizar por isso.
• Levar a criança até a professora
• Procure chegar sempre com algum tempo, assim você pode entrar na escola e levar a criança até a
professora.
• Procure conversar com a professora sempre que for necessário, mas lembrar-se de que ela tem outras
crianças na sala.
• Procurar fazer uma passagem tranqüila: aceitar que a criança seja cuidada e conduzida pela
professora apesar de sua presença
• Se precisar de uma conversa ou orientação mais detalhadas não existe em procurar a coordenação.
• Se comportar na sala da criança ou na sala de espera para cortar os laços de dependência
A escola pode disponibilizar uma sala de espera para os pais, enquanto as crianças estão no processo de
adaptação. Esta sala serve para as crianças saberem que os pais estão por perto caso precisem, mas que não
estão disponíveis o tempo todo.
A escola poderá deixar os pais mais à vontade para “dispensar” as crianças caso estas os procurem se tiverem
algo para fazer, como ler um livro, ler um jornal, consertar um brinquedo, ouvir uma música e ver um filme.
Algumas experiências foram relatadas de escolas que mantém uma pequena oficina para os pais
confeccionarem brinquedos para as crianças, de forma que eles se sintam mais participantes e também
entretidos.
Faça combinados com as crianças e procure cumpri-los para que a criança não se sinta “ traída”. Se falou para
a criança que vai precisar sair e voltará em meia hora, volte em meia hora, volte mesmo, não deixe de fazê-lo.
Procurar se abrir - o processo de entrada da criança na escola pode gerar dúvidas, incertezas e sentimentos
estranhos com os quais não estamos acostumados a lidar. Nestas situações procure a coordenadora da escola
pois ela pode auxiliá-los a compreenderem melhor o processo, a tirar dúvidas e a lidar com alguns destes
sentimentos. Evite conversar com professora sobre isso e principalmente contagiar as crianças com suas
emoções



 Cisele Ortiz, Entre adaptar-se e ser acolhido 


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